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terça-feira, 31 de agosto de 2010

Crossroads - Robert Johnson X Chora Viola - Tião Carreiro e Pardinho

Eu sempre gostei bastante do Jazz Fusion tocado por caras como Lary Correl, Scott Henderson, Pat Matheney, Chic Corea, Frank Gambale entre outros. O fusion era legal pelo inusitado. Os caras tocarem temas de jazz com a guitarra distorcida, fundindo a atmosfera esfumaçada do Jazz com o lance despojado do Rock. 
Como o tempo, evidentemente as coisas começaram a se repetir muito e eu voltei a escutar meus discos de vinil do Clapton, Hendrix, Led Zeppelin, Allman Brothers, SRV, meu porto seguro e minha zona de conforto auditiva.
Evidentemente que continuo sempre buscando um som que me agrade, que seja moderno e que contenha coisas inusitadas, que me surpreenda. Por isso me embrenhei no estudo do Slide Guitar e do Weissenborn que possuem timbres característicos e exploram um universo diferente com as afinações abertas. Falarei um dia desses sobre as experimentações com as tão temidas afinações aberetas. Num dia desses de garimpar informações, me deparo com algo que realmente me chamou a atenção!
Chega de papo e vamos ao que interessa: Imaginem em uma mesma música termos os seguintes elementos: Slide Guitar, Viola Caipira e Gaita. Imaginem a fusão da Música Caipira (não aquela de corno para vender discos) com o Blues de Robert Johnson... Imagine agora um duelo de improvisos entre a Gaita e a Viola Caipira!
Simplesmente fantástico esse vídeo! Me tornei fã incondicional do Ricardo Vignini!!!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Bizarrice - Teenar The Girl Guitar

Eu achava que havia visto de tudo nesse mundo, mas me enganei...
Vejam as fotos da bizarrice construída por Lou Reimuller. O cara transformou um manequim em uma guitarra elétrica!
Palavras do construtor: "With this, you can perform your guitar skill on the stage with a hot babe holding in your arm. Since she’s a mannequin, she won’t mind how bad you pluck on her strings."


Bonnie Raitt - Como poderia faltar?

Imprescindível audição desta música gravada no show de Tributo ao SRV. Pride and Joy executada com maestria e o famigerado slide de Bonnie Raitt.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

E tome Slide!

Não poderia deixar de postar aqui um som que estou estudando agora para melhorar o repertório com Slide e estudar as afinações abertas. Estava difícil pelo menos para mim encontar músicas com a afinação em D aberto ou open D onde temos da corda mais grave para a guda: DADF#AD ao invés da standard EADGBE.  Na aula de ontem decobri que Elmore James utilizava bastante esta afinação e a canção a ser estudada é It Hurts me Too.
Colocarei duas versões aqui. Uma original do Elmore James e a outra com o Clapton e em uma próxima oportunidade, colocarei a minha hehe.




quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Qualidade do som que você ouve X busca por equipamentos e/ou timbres

Atenção! - Apesar deste post parecer tratar de equipamentos, na verdade ele busca por em discussão a qualidade do som (e não das músicas) que é produzido  hoje com a pseudo busca de equipamentos para guitarra.

Me deparei esta semana após colocar o review do amplificador Lunchbox, com algumas opiniões interessantes dos guitarristas "entendidos" de alguns fóruns dos quais participo. A que mais me chamou a atenção foi que grande parte torceu o nariz para o amplificador pois ele não é valvulado.
Isso me levou a buscar na literatura especializada sobre um fenômeno interessante, o qual pretendo aprofundar e escrever um artigo mais completo. Por enquanto vou colocar aqui as minhas impressões:

1. É fato que desde o início da produção dos CDs e a substituição dos discos de vinil até os dias de hoje com a ampla difusão dos arquivos mp3 e os streaming de áudio pela internet, a qualidade do som que ouvimos hoje fica muito aquém dos discos de vinil. 
Até aí tudo bem, pode soar saudosista. Porém, tive contato com um estudo onde por 8 anos foram analisadas a percepção e preferência de estudantes de um curso de música e a cada ano que se passou, o gosto por arquivos com menor definição e maior compressão foi aumentando. Traduzindo: como o sonsumo de mp3 players cresceu, e a difusão musical através de rádios online, a qualidade sonora teve de se ajustar para caber dentro das maquininhas minúsculas e como as gerações mais recentes foram "amamentadas" com um iPods nos ouvidos, a percepção auditiva para determinadas freqüências foram perdidas e o gosto pela qualidade sonora degradada se tornou uma triste realidade.

2. A busca por equipamentos de guitarra vintage como amplificadores valvulados e pedais analógicos têm crescido exponencialmente nos últimos tempos e o respeito a eles como se fossem divindades pode ser comprovada em qualquer publicação especializada e nos fóruns de discussão disponíveis na rede. Podemos observar que as novas gerações de guitarristas sonham com um amplificador valvulado e acreditam piamente que um amplificador transistorizado nunca entregará o timbre de um verdadeiro valvulado...

A minha intenção é confrontar essas duas realidades pois se o indivíduo cresceu ouvindo sons digitalizados e a sua percepção auditiva foi afetada, teria ele a capacidade de sentir/ouvir/escutar a diferença entre o timbre de um amp valvulado e um amp transistorizado? Ou ainda  perceber a diferença entre um simulador de efeitos e amplificadores digitais com os respectivos equipamentos analógicos? Se realmente a preocupação é com o refinamento do timbre, teriam as mesmas pessoas a preocupação com a qualidade sonora do que eles estão ouvindo? Teriam essa mesma preocupação com os seus filhos? Ou seria apenas uma jogada de marketing pessoal?
Eu particularmente gosto bastante de amplificadores valvulados e pedais analógicos, inclusive o meu set é composto desta forma. Porém eu tenho os discos de vinil da minha infância e adolescência e faço questão de escutá-los sempre.

Acima - uma das coisas mais dicotômicas da atualidade: um amplificador valvulado para Ipods...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Inspetor Willoughby e o ZT Lunch Box

Olá pessoal, há alguns meses adquiri um pequeno amplificador chamado Lunchbox da marca ZT. Havia lido alguns reviews sobre ele e resolvi testá-lo em uma loja na Teodoro. O meu comentário sobre ele é: Simplesmente Espantoso!. Como uma caixinha tão pequena pode soar tão agressivo? Evidentemente que o falante de 6" carece de graves se for usado para um ensaio ou uma pequena gig. Para resolver isso, acoplei-o a uma caixa Snake GT One e o pequeno amp virou uma monstruosidade.
Se você é da geração dos guitarristas de apartamento, recomendo que adquira essa amp imediatamente!
Evidentemente que no Google você poderá encontrar vários reviews positivos inclusive endossado por gente do Calibre do Billie Gibbons do ZZ Top. Mas como sou fã incondicional do Pica-pau, encontrei um episódio com o Inspetor Willoughby que representa fielmente o amp:




segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Robert Johnson morria há 72 anos

Há exatos 72 anos morria um dos guitarristas mais influentes do blues, Robert Johnson. Norte-americano do Mississipi, berço de outros grandes nomes do estilo, o bluesman morreu aos 27 anos por conta de uma pneumonia decorrente de um envenenamento.

Sua produção foi curta, compôs 29 músicas e deixou 41 registros (13 composições tiveram dois takes). As únicas sessões de gravação que fez foram em novembro de 1936 (San Antonio, Texas/EUA) e em junho de 1937 (Dallas, Texas/EUA). Uma de suas canções mais conhecidas é 'Stop Breaking Down'.

Apesar do pouco material, seu legado tem um valor inestimável e vem influenciando gerações de músicos. Nomes como Rolling Stones, Eric Clapton, The, Red Hot Chili Peppers e White Stripes já fizeram versões para Robert Johnson.

Algumas lendas pairam em torno do bluesman, entre elas a de que, para conseguir destreza para tocar guitarra, teria vendido sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49, no Mississipi. Esse "pacto" ganhou popularidade por conta das letras de canções como 'Crossroads Blues', 'Me and the Devil Blues' e 'Hellhound on My Trail'. Essa história inspirou o filme 'Encruzilhada' (título original: 'Crossroads'/1986), cujo diabo é representado por um guitarrista, interpretado por ninguém menos que Steve Vai.




Fonte: Guitar Player

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Novo canal de divulgação,novas tecnologias...

Com o advento das redes sociais, novos campos para a difusão de informações são abertos e com isso, o tempo para que o estudo e a dedicação direcionados para a atividade fim são diminuídos. Como diria o lendário Vicente Matheus, é uma faca de dois legumes. Se deixamos de fazer parte desse "mundo" digital, podemos ser vistos como Jecas ou ainda, nem vistos... O grande medo é que como já dito num tópico anterior, a atenção das pessoas vá se tornando cada vez mais curtas e as conversas terão apenas 140 caracteres... E a música? Ficará restrita aos 140 caracteres também?
Enfim, para não ser chamado de Jeca, meu novo perfil no Myspace já está no ar e com a possibilidade de veicular as músicas dos ensaios que estão disponíveis aqui no Player (fitinha cassete) mas muita gente me informou que não consegue abrir. http://www.myspace.com/tanakaguitar

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Saga do Pedalboard

Olá pessoal fiz algumas alterações na ordem de ligação de alguns pedais e aproveitei pra refazer o cabeamento.
Vamos às fotos da saga:


Os George L´s aguardando para serem "enchufados"

Olha o cérebro com os cabos

O cérebro e a Spinal Cord

















































O board nos moldes do Pedaltrain

A fonte na parte posterior do board de alumínio

A fonte do Cérebro também na parte posterior

Visão traseira do board com as fontes e o cérebro instalados

Vista superior do board quase finalizado

Amanhã posto aqui ele já finalizado e a ordem da cadeia de sinal!

Mais uma indicação!

O legal de transitar pelas redes sociais e participar de fóruns de discussão sobre as coisas que gostamos é porder encontar amigos em todas as partes do mundo! E pensar que na década de 80 o único material que tínhamos como muleta guitarrística eram aquelas revistinhas de cifras que por sinal muitas vezes não correspondiam com a realidade... Hoje em dia, podemos trocar materiais, ter dúvidas respondidas sobre equipamentos e teoria musical com apenas um clic do mouse!
No site da Revista Guitar Player existe uma seção de Fórum com discussões sobre equipamentos de altíssimo nível e um dos fatores para que esse nível seja mantido, é a participação do Guru do fórum, o nosso mestre Jack ou Paulo May. É incrível a quantidade de informações que esse cara tem sobre o mundo das guitarras e mais impressionante ainda é a sua humildade e boa vontade em dividir esse conhecimento com todos. Para dar vazão a essa gama de informações, Paulo/Jack conta com um Blog de leitura obrigatória cujo o link já está aqui na seção de Amigos e Parceiros desde a nossa fundação. Louco Por Guitarra
Para minha surpresa e alegria, recentemente o meu blog foi indicado por ele neste POST.
Jack é uma honra contar com a sua leitura e visita por estas bandas!!
Abraz!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Set de pedais para acabar com a dor nas costas...

Normalmente carrego meu pedalboard por aí com vários pedais ótimos, um controlador maravilhoso, fontes de alimentação totalmente blindadas e anti-ruído, e um bag personalizado de altíssima qualidade. Porém, esta geringonça está pesando ao redor de 30 Kg... isso mesmo 30 kg. Para os ensaios carrego uma guitarra, esse board gigante e dependendo da banda, o jacaré. Não há braço que aguente carregar tudo isso. 
Como estava cansado de me arrebentar carregando peso, saí em busca de uma solução que me desse o timbre quente dos pedais analógicos mas com a leveza de uma pequena pedaleira multi-efeitos. Após muita pesquisa, cheguei a uma negociação justa no Mercado Livre e passei um Delay Analógico e peguei um maravilhoso set de mini pedais da Danelectro com case, cabos, fonte, etc. E o melhor de tudo, não pesa nem 1 Kg.
No último ensaio na capital, eles me acompanharam e fizeram bonito!


Esse é o board atual !


















A maletinha simpática...

O set arrumadinho dentro do case. Com os cabos e fonte.


Aqui o set Danelectro perto do bag do trambolho gigante... Xô dor nas costas!!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

... e como é o som?

Para quem leu o post anterior e está se perguntando como soa essa guitarra com a frigideira embutida?
Enquanto eu não gravo nada com ela, segue um vídeo do Big Gilson e sua Gilsonator a qual deve ter sido a fonte inspiradora para a fabricação da minha.

Guitarra Bonita?

Olá pessoal, conforme dito num post anterior sobre o histórico do set, tive um episódio interessante sobre gostar ou não de guitarras bonitas. 
Para dar mais uma volta no ciclo e coroar esta fase dos slides, lap steel, weissenborn e outros instrumentos "não convencionais" pelo menos por aqui no Brasil, vou postar aqui fotos dos Resonators.
Para dar uma pincelada superficial, os Resonators são instrumentos acústicos que possuem um cone de metal que fornece ao instrumento um volume de saída maior e um timbre característico. Esses instrumentos são muito utilizados em Bluegrass e Blues. Os primeiros registros de fabricação desses instrumentos data de 1927 pela famosa National, o corpo do insturmento era todo de metal
Por aqui, o instrumento também é conhecido pelo nome de Dobro. Porém, assim como a Maizena e outras coisas, o Dobro é um fabricante dos instrumentos.
Seguem as fotos do meu Resonator (se querem saber o motivo do título Guitarra bonita, leia o post até o final!)

 Este Resonator é da marca Regal, segundo alguns reviews em sites especializados, ele possui características que superam o Resonator da Fender.

















Feita esta primeira explanação, as dúvidas ainda devem estar pairando por aí. Esse violão é bonito, porque diabos esse cara falou aquilo no começo do post?

Muito bem. Esta semana negociei via ML, um instrumento que com certeza nesses 20 e poucos anos de guitarra nunca imaginei que existisse. É uma guitarra elétrica com um cone de Resonator!! Eu só havia ouvido falar de uma dessas pois o Big Gilson tem um Gilsonator.
Chega de blá-blá-blá e histórias do Homem Galinha Gato e vamos ao Boa Noite Cocó Miau e as fotos da minha mais nova aquisição!!!

 É bonita não é? Mas posso garantir que o timbre é muito bacana! Como a escala é plana e larga, para tocar slide a vibe é matadora!






















quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Amigos e Referências

Olá pessoal, este post é uma espécie de agradecimento ao amigo Gilmar que conheci no Fórum sobre equipamentos da Revista Guitar Player. Ele possui um blog que contém informações sobre guitarras, música boa e dicas interessantes sobre regulagens e construção de instrumentos. 
Pelo o que tenho acompanhado dos textos no Fórum e pelo Blog dele, ele será um Luthier com uma qualidade imprescindível nos dias de hoje: honestidade!
Recentemente ele fez um post de referências muito interessantes e entre elas, por incrível que pareça, está o meu blog!
Vale muito a pena a leitura pelas outras refrências do texto.
Obrigado Gilmar!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

E como foi o Show?

Hehehe, a pedido dos fãs vou escrever sobre o show da semana passada...
A Banda Imagens Oníricas foi oficialmente convidada a participar das festividades julinas da ACM.
Numa jogada arrojada, sugerimos que a banda Mamadamah fizesse humildemente a abertura. Mas por um problema de saúde a primeira apresentação da banda Mamadamah não ocorreu...
Fizemos as exigências de equipamentos de PA para o show. Como de costume no mundo do amadorismo os equipamentos estavam lá para que nós montássemos tudo. 
Porém, o PA era o utilizado em uma sala de ginástica do clube e, não muito adequado para um local aberto... Na montagem, o amplificador de nosso baixista queimou... Resumindo, a qualidade do som para a platéia foi péssimo e para nós "músicos" também pois não ouvíamos uns aos outros.
Mas o principal que é a diversão e as vestimentas dos super-heróis estavam lá a 100% e ao pessoal da ACM que dispensa uma atenção e um tratamento 110% para nós e nossos familiares estão de parabéns!

Ah, as fotos serão publicadas aqui assim que a nossa acessoria de imprensa liberá-las!